Bolo de Cenoura Sem Ovos, Glutén ou Açúcar

Ontem postei esse bolo de cenoura sem glúten ou açúcar refinado e minhas amigas ficaram me pedindo a receita. Parecem umas formigas. Mas antes de continuar, preciso dizer que essa receita não é de baixa caloria. 100g de farinha de arroz tem 336 calorias, sendo que 80g (ou seja 80%) são carboidratos e somente 6g de proteína. A farinha de trigo normal tem 364 calorias em 100g, sendo que 76g são carboidrato e 10g são proteínas. Já a farinha de trigo integral tem 340 calorias nas 100g, 72g de carboidratos e 13g de proteínas. Ou seja, teoricamente, a farinha de trigo integral é a melhor. Eu evito glúten porque tenho intolerância, quando como minha barriga fica imensa, ainda que não engorde na balança.

Ingredientes
1 xícara de cenoura picada miúda
1 e 1/4 de xícara de leite vegetal (de soja, de castanhas, etc)
1 colher (sopa) de chia
4 colheres (sopa) de óleo de coco
1 e 1/2 xícaras de adoçante culinário de sua preferência
1 colher (sopa) de suco de limão
2 xícaras de farinha de arroz
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Calda

1/4 de xícara de leite vegetal
1 xicara de alfarroba em chips

Preparo
Bata no liquidificador a cenoura, o leite vegetal, a chia, o óleo de coco, o suco de limão e açúcar até ficar homogêneo. Em um recipiente a parte, peneire a farinha e misture com o fermento em pó. Despeje o líquido sobre os ingredientes secos e misture bem. Leve para assar em forma pequena, untada e enfarinhada; em forno médio pré-aquecido, por cerca de 35 minutos.

Para a calda – misture bem todos os ingredientes e leve para cozinhar, mexendo e deixando ferver em fogo baixo por alguns minutos até engrossar. Fure o bolo com um garfo ou faca e despeje a calda sobre o bolo.

Sugestão, no café da manhã com iogurte grego fica maravilhoso.

 

Anúncios

Sobre Debora Wolf

Debora Wolf é formada em Negócios da Moda (UAM), pós-graduada em Design Gráfico (UAM), Administração de Empresas (FGV) e em Fashion Stylist (FIT-NY). Tem cinco gatinhas Kessy, Magali, Lolla, Lunna e Penélope. Mora em Nova York, mas já morou em Florianópolis, Osasco e Alphaville. Atualmente estuda Image Consulting e Bikini Design também na FIT. Vive mudando de opinião, já foi punk, hippie, punk de novo (e fez uma tatuagem punk rock), capoeirista, nadadora, surfista, Hare Krishna, fitness... Quando criança achou que seria bailarina, na adolescência tirou algumas fotos como modelo, mas descobriu ser muito tímida para posar. Hoje em dia é casada com um iraniano lindo e é completamente apaixonada e feliz. Ama viajar, atualmente tem visitado várias cidades e estados proximos a NYC. Tem mania de escovar os dentes e passar filtro solar. Quando tem tempo livre escreve para o blog, sempre imaginou que seus principais leitores seriam os seus amigos, mas hoje em dia recebe gente que nunca pensou que conheceria. Fez muitos amigos reais que a conheceram do blog. Sejam bem-vindos a minha vida!
Esse post foi publicado em Aniversário, Bolo Simples, Brasil, Café da Manhã, Culinária Regional, Fácil, Festa Junina, Festa Temáticas, Gluten Free, Nível de Dificuldade, Outros Doces, Páscoa, Pré-Treino, Saudável, Sem Glutén, Sobremesa, Tortas e Bolos, Vegan e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s