Você está de dieta?

O que responder quando uma pessoa gordinha pergunta isso para você que está no caminho fit, ou seja, suficientemente magra, mas construindo seu corpo?

Dieta para mim é a forma que nos alimentamos diariamente, por exemplo, sou adepta da dieta lacto-vegetariana e de baixo teor de gordura! Essa é minha rotina alimentar, em outras palavras, é minha dieta atualmente! Além de não comer bichos, quero perder gordura e aumentar minha massa magra!

Aliás, mesmo com esse boom fitness no Brasil, me parece que a maioria das pessoas ainda não entendem o que é uma dieta para aumentar massa magra, elas acham que é dieta para perder peso e ponto! 😦 Outro dia, conversando com minha prima, uma moça esclarecida, que inclusive malha, ela me deu o maior esporro quando disse que meu índice de gordura era 17%, note, não falei nada sobre o meu peso, porque não é p foco! Eu estava vibrando com a conquista e foi um banho de água fria nossa conversa! Em outubro de 2014, quando comecei a controlar o meu percentual de gordura, ele era de 35%! Segundo minha prima, devia parar imediatamente de emagrecer! O inusitado é que há meses não faço mais dieta de redução calórica para perder peso, se pareço mais magra é porque estou queimando banha e ganhando músculo! Gordura a mais é prejudicial, gente! Claro que meu percentual de gordura é bom atualmente, mas minha meta é ter um percentual de gordura de atleta! Isso é “insaudável?” De jeito nenhum! O que é ruim para saúde é a má alimentação, ingestão de animais, gorduras saturaras, açúcares refinados, álcool, tabaco… Eu acho muito estranho pessoas que cometem tudo isso que é ruim para a saúde, criticando quem é saudável e malha! Nunca vou entender, até porque já pertenci ao grupo dos gordos sedentários e nunca critiquei que sem cuidava! 😀

Quando se fala a palavra “dieta” a maioria das pessoas pensam na dieta para redução do peso mesmo! E eu já sou magra o suficiente, então não faço dieta para perder peso, certo?

Para nos ajudar, como o dicionário define a palavra dieta?

DIETA

nome feminino
1. regime alimentar que satisfaz as necessidades particulares de uma pessoa
2. regime especial de alimentação que restringe a ingestão de certos alimentos e/ou reduz a sua quantidade, com o objetivo de perder peso ou por razões de saúde
3. privação total ou parcial de certos alimentos por motivos religiosos; jejum
4. prato em que a comida é, em geral, pouco temperada, pobre em gorduras e em calorias e de digestão fácil
(Do grego díaita, «dieta; regime alimentar)

Ontem uma garota me viu marmitando na escola de inglês. Comia minha salada de quinoa, húmus e outros vegetais, curiosa perguntou se estava de dieta!

Ponderei!

Sério, pensei por uns 10 segundos no que deveria responder!

Como ela era bem mais gorda que eu, se dissesse que estava de dieta, poderia ouvir aquela ladainha de estou magra demais (eba) ou que sou anoréxica! Não estava afim dessas recomendações que não vão mudar em nada a minha vida! 🙂

E como não quero perder peso, objetivo da maioria dos gordinhos, minha resposta foi “não”. Ela apenas sorriu sem entender muito e saiu! Até porque salada de quinoa não é uma alimentação de baixa caloria. 🙂

Acho que estou aprendendo ser menos polêmica! Ri aliviada!

Para entenderem o que é gordura X massa magra, é fácil. Em qual foto pareço mais magra? Para mim, na foto da direita!

 

Na foto da esquerda tenho 16 anos, 1,79m de altura e peso 54kg. Na foto da direita, tenho 34 anos, 58kg e tenho 1,81m de altura. Eu não sei quanto era meu percentual de gordura da adolescência, mas com certeza era maior que hoje em dia! Continuo treinando, fazendo dieta para conquistar mais massa magra, mantendo-me com a aparência magra. Não acho bonito bundão, coxão ou peitão, se você acha, divergimos em opiniões, mas ainda assim podemos ser amigas. :*

Sobre Debora Wolf

Debora Wolf é formada em Negócios da Moda (UAM), pós-graduada em Design Gráfico (UAM), Administração de Empresas (FGV) e em Fashion Stylist (FIT-NY). Tem cinco gatinhas Kessy, Magali, Lolla, Lunna e Penélope. Mora em Nova York, mas já morou em Florianópolis, Osasco e Alphaville. Atualmente estuda Image Consulting e Bikini Design também na FIT. Vive mudando de opinião, já foi punk, hippie, punk de novo (e fez uma tatuagem punk rock), capoeirista, nadadora, surfista, Hare Krishna, fitness... Quando criança achou que seria bailarina, na adolescência tirou algumas fotos como modelo, mas descobriu ser muito tímida para posar. Hoje em dia é casada com um iraniano lindo e é completamente apaixonada e feliz. Ama viajar, atualmente tem visitado várias cidades e estados proximos a NYC. Tem mania de escovar os dentes e passar filtro solar. Quando tem tempo livre escreve para o blog, sempre imaginou que seus principais leitores seriam os seus amigos, mas hoje em dia recebe gente que nunca pensou que conheceria. Fez muitos amigos reais que a conheceram do blog. Sejam bem-vindos a minha vida!
Esse post foi publicado em Minha Dieta, Sem Categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

