Bolo Rústico de Chocolate (Sem Ovos)

Adoro uma decoração mais rústica e menos simétrica, principalmente tratando de culinária. Fica mais apetitoso. O bolo foi inspirado numa receita do Daniel Bock, a receita é minha, mas a decoração é dele.

Ingredientes Massa:

  • 1 e ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 e ½ copo de leite
  • 1 e ½ copo de açúcar mascavo
  • 1 e ½ copo (requeijão) de farinha de trigo branca
  • 1 e ½ copo (requeijão) de farinha de trigo integral
  • 5 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 e ½ colher (sopa) fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • ¾ copo de água fervida

Ingredientes Ganache Recheio:

  • 1 forminha pequena de morangos picados (usei quase toda a forma)
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 2 tabletes de chocolate ao leite (comprei aquele chocolate da Garoto de 1kg e usei apenas 2 retângulos)

Ingredientes Ganache Cobertura:

  • 1 forminha pequena de morangos inteiros (usei quase toda a forma, principalmente os morangos maiores)
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • 4 tabletes de chocolate ao leite (comprei aquele chocolate da Garoto de 1kg e usei apenas 4 retângulos)

Preparo da Massa:
Bati o bolo na mão, aposentei minha batedeira, acho que dá mais trabalho lavá-la do que fazer o bolo sem na mão. Numa tigela (ou bacia) coloque a manteiga, o leite e o açúcar até misturar bem, acrescentar o achocolatado, sal e bata mais um pouco. A farinha coloco aos poucos, primeiro a integral e depois a branca. Quando a mistura estiver bem homogenia acrescente a água fervida. Tome cuidado para não se queimar, principalmente se estiver usando batedeira. A batedeira vai acelerar e pode espirrar água quente em você, por isso, coloque a água aos poucos. Misture mais um pouco e por ultimo deposite o fermento em pó. Mexa só mais um pouco, fermento e farinha são ingredientes que não gostam de ser maltratados. Coloquei minha mistura em duas formas pequenas em formato de coração, untada com óleo e farinha. Assa super rápido, fique atenta!

Preparo Ganache:
Como foi a primeira vez que eu fiz essa receita, fiquei com medo de desperdiçar material, por isso, fiz o ganache da cobertura separado do recheio, não vejo problema algum em fazer os dois juntos e dividir.

Anúncios

Sobre Debora Wolf

Debora Wolf é formada em Negócios da Moda (UAM), pós-graduada em Design Gráfico (UAM), Administração de Empresas (FGV) e em Fashion Stylist (FIT-NY). Tem cinco gatinhas Kessy, Magali, Lolla, Lunna e Penélope. Mora em Nova York, mas já morou em Florianópolis, Osasco e Alphaville. Atualmente estuda Image Consulting e Bikini Design também na FIT. Vive mudando de opinião, já foi punk, hippie, punk de novo (e fez uma tatuagem punk rock), capoeirista, nadadora, surfista, Hare Krishna, fitness... Quando criança achou que seria bailarina, na adolescência tirou algumas fotos como modelo, mas descobriu ser muito tímida para posar. Hoje em dia é casada com um iraniano lindo e é completamente apaixonada e feliz. Ama viajar, atualmente tem visitado várias cidades e estados proximos a NYC. Tem mania de escovar os dentes e passar filtro solar. Quando tem tempo livre escreve para o blog, sempre imaginou que seus principais leitores seriam os seus amigos, mas hoje em dia recebe gente que nunca pensou que conheceria. Fez muitos amigos reais que a conheceram do blog. Sejam bem-vindos a minha vida!
Esse post foi publicado em Aniversário, Bolo Simples, Festa Temáticas, Lacto-Vegetariana, Médio, Namorados, Natal, Páscoa. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s