Torta de Ricota e Alho Poro sem Ovos

Dificilmente meu pai me pede para fazer algo a ele no quesito culinarístico, por isso, quando me mandou a receita de torta de alho poro com ricota, que saiu no Yahoo!, fiz questão de logo fazê-la. Claro que fiz minhas adaptações, mas ainda assim, ficou deliciosa, acabou em questão de minutos aqui em casa.

Ingredientes Massa:

  • 1/2 caixa de creme de leite 2 xícaras de farinha de trigo (para uma versão mais saudável, utilize 1 xícara da farinha integral)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga (ir acrescentando aos poucos até dar o ponto: uma massa bem maleável e que não gruda nas mãos)
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Numa tigela, junte os ingredientes e trabalhe com as mãos até dar o ponto.
  2. Depois coloque a massa numa forma de aro removível pequena, aproximadamente aro 23.
  3. Vá apertando a massa com os dedos do centro da forma pra fora, até distribuir por toda a circunferência e chegar nas laterais (tente deixar mais ou menos na mesma altura em toda a lateral). Reserve. Ingredientes do Recheio: 
  • 230g de ricota picada 1 copo de iogurte desnatado
  • 1 alho poro picado em rodelas (talo e folhas)
  • Pimenta do reino e noz moscada a gosto
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • Parmesão ralado para polvilhar
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo integral
  • 1 fio de azeite

Modo de preparo:

  1. Misture o iogurte, a ricota e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
  2. Refogue o alho poro, junto com o caldo de legumes, em um fio de azeite por cinco minutos e distribua-o sobre a massa base da torta.
  3. Misture todos os ingredientes, menos o queijo ralado Polvilhe parmesão ralado e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até estar firme no centro e levemente dourada.
Anúncios

Sobre Debora Wolf

Debora Wolf é formada em Negócios da Moda (UAM), pós-graduada em Design Gráfico (UAM), Administração de Empresas (FGV) e em Fashion Stylist (FIT-NY). Tem cinco gatinhas Kessy, Magali, Lolla, Lunna e Penélope. Mora em Nova York, mas já morou em Florianópolis, Osasco e Alphaville. Atualmente estuda Image Consulting e Bikini Design também na FIT. Vive mudando de opinião, já foi punk, hippie, punk de novo (e fez uma tatuagem punk rock), capoeirista, nadadora, surfista, Hare Krishna, fitness... Quando criança achou que seria bailarina, na adolescência tirou algumas fotos como modelo, mas descobriu ser muito tímida para posar. Hoje em dia é casada com um iraniano lindo e é completamente apaixonada e feliz. Ama viajar, atualmente tem visitado várias cidades e estados proximos a NYC. Tem mania de escovar os dentes e passar filtro solar. Quando tem tempo livre escreve para o blog, sempre imaginou que seus principais leitores seriam os seus amigos, mas hoje em dia recebe gente que nunca pensou que conheceria. Fez muitos amigos reais que a conheceram do blog. Sejam bem-vindos a minha vida!
Esse post foi publicado em Aniversário, Café da Manhã, Festa Temáticas, Lacto-Vegetariana, Massas, Médio, Natal, Torta Salgada, Tortas e Bolos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Torta de Ricota e Alho Poro sem Ovos

  1. Fran Benites disse:

    vai entrar na minhas lista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s