Cuca de Banana Sem Ovos

Embora já tenha morado nem Florianópolis, a primeira vez que ouvi falar em cuca foi bem depois. Meu primo casou com uma catarinense e um dia fui à casa dela para um chá da tarde, e ela serviu uma cuca. Não comi, pois ia ovo na receita, mas vi as pessoas se deliciando com vontade, então corri atrás de uma versão lacto-vegetariana. E não é que deu certo? A cuca aqui em casa não durou nada, todo mundo correu para devorar.

Ingredientes da Farofa:

  • 2 colheres de manteiga
  • 1 colher de azeite de oliva
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento para bolo
  • 1 pinguinho de leite “para dar cor”

Ingredientes do Recheio:

  • 2 bananas grandes em tiras finas (usei a nanica)

Ingredientes da Massa:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento para bolo
  • Sal a gosto, coloquei só uma pitadinha

Preparo da Farofa:

  1. Faça primeiro a farofa.
  2. Em uma tigela misture todos os ingredientes com as mãos, a ponto que fique bem soltinho, como uma farofa. Por isso, use só um tiquinho de leite.
  3. Reserve.

Preparo da Massa:

  1. Bata todos os ingredientes até ficar homogêneo.
  2. Eu coloco a farinha em penúltimo e o fermento por último, pois são ingredientes que não gostam muito de serem “machucados”.
  3. Feito isso, reserve.

Montagem:

  1. Primeiro unto a forma com óleo e farinha. Usei uma forma com aquele furo no meio.
  2. Despejo o conteúdo da massa na forma e espalho bem.
  3. Sobre a massa espalho as bananas.
  4. Por fim, acrescento a farofa, deixando a altura da cuca “por igual”.
  5. Assar em forno pré-aquecido médio, em torno de 220 graus. Para saber se está bom, faça o teste do garfo. Espete o garfo na massa, quando sair limpinho é porque está pronto!
    È gostoso quentinho e frio. Uma delícia.


Dedico essa receita a Lu, do Die Bnane.

Anúncios

Sobre Debora Wolf

Debora Wolf é formada em Negócios da Moda (UAM), pós-graduada em Design Gráfico (UAM), Administração de Empresas (FGV) e em Fashion Stylist (FIT-NY). Tem cinco gatinhas Kessy, Magali, Lolla, Lunna e Penélope. Mora em Nova York, mas já morou em Florianópolis, Osasco e Alphaville. Atualmente estuda Image Consulting e Bikini Design também na FIT. Vive mudando de opinião, já foi punk, hippie, punk de novo (e fez uma tatuagem punk rock), capoeirista, nadadora, surfista, Hare Krishna, fitness... Quando criança achou que seria bailarina, na adolescência tirou algumas fotos como modelo, mas descobriu ser muito tímida para posar. Hoje em dia é casada com um iraniano lindo e é completamente apaixonada e feliz. Ama viajar, atualmente tem visitado várias cidades e estados proximos a NYC. Tem mania de escovar os dentes e passar filtro solar. Quando tem tempo livre escreve para o blog, sempre imaginou que seus principais leitores seriam os seus amigos, mas hoje em dia recebe gente que nunca pensou que conheceria. Fez muitos amigos reais que a conheceram do blog. Sejam bem-vindos a minha vida!
Esse post foi publicado em Alemã, Aniversário, Bolo Simples, Café da Manhã, Culinária Regional, Fácil, Lacto-Vegetariana, Namorados, Sobremesa, Torta e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Cuca de Banana Sem Ovos

  1. Carmen disse:

    Debora estava procurando uma receita diferente de Cuca de banana e achei vc. Gostei demias da receita, mas gostei muito do seu perfil. Agora fechei com vc quando soube que vc é Corinthiana. Também sou! moro em Pomerode SC beijão Carmen

  2. Patricia Viegas disse:

    Que receita maravilhosa, ficou ótima, obrigada por compartilhar! Substituí o leite por leite de aveia e ficou muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s