Torta de Liquidificador sem Ovos

Hoje fiz essa torta aqui em casa, ainda quentinha eu vi o seu final, tive que correr para tirar uma foto para colocar no blog, ficou maravilhosa e a galera de casa amou. Só consegui comer esse pedaço da foto, pois as dragas aqui de casa não sossegaram enquanto não viram o fim da minha tortinha. Desde que me tornei lacto-vegetariana que não comia uma torta de liquidificador.

Ingredientes da Massa:

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 xícara de chá de óleo (deixar faltando 1cm para encher)
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • sal a gosto

Ingredientes do recheio:

  •  3 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de chá de alho poró (pode ser substituído por uma cebola pequena e um dente de alho)
  • 1 pitada de cominho
  • 1 tablete de legumes (aquele com menos sal)
  • 1 cenoura média ralada
  • 1 xícara de chá de azeitonas picadas e sem caroço
  • 1 pacote de queijo ralado (eu usei o Faixa Azul
  • 1 vidro de palmito picadinho
  • 1 pitada de pimenta do reino ralada na hora
  • 1 lata de milho verde

Preparo do Recheio

Antes de começar a fazer o recheio, ligue o forno, para pre-aquecer.

Primeiro ralei a cenoura e piquei a azeitona e o palmito e coloquei numa bacia plástica junto com o pacote de queijo ralado e o milho verde. A parte piquei o alho poró (ou a cebola e o alho comum). Coloquei o azeite numa panela funda (tem que caber toda a mistura e ter espaço suficiente para mexer), fritei o alho poró (no caso de usar cebola e algo, frite o alho um pouco antes da cebola, pois a cebola libera água e não deixa o alho fritar direito) junto com os temperos, o caldo de legumes, o cominho e a pimenta do reino. Quando exalou um cheiro gostoso, acrescentei tudo que estava na bacia, mais um tiquinho de água e deixei cozinhar por alguns minutinhos, só para pegar gosto.

Resereve.

Obs: Como já coloquei sal na massa e o caldo de legumes, não coloquei mais sal.

Preparo da massa

Coloque o leite e a água no liquidificador e aos poucos acrescente a farinha, sempre batendo. Acrescente o restante dos ingredientes, sendo que por último o fermento. Depois de colocá-lo mexa só um pouco.

Montagem

Untar uma forma com farinha e óleo. Coloque a metade da massa, espalhe na forma o mais uniformemente possível. Depois distribua todo o recheio proporcionalmente. Finalmente coloque o restante da massa, espalhando bem para cobrir todo o recheio. Leve para assar em forno médio. A minha demorou uns 40 minutos para ficar douradinha, mas vigiei o forno o tempo todo, pois foi minha primeira torta de liquidificador.

Sobre Debora Wolf

Debora Wolf é formada em moda, pós-graduada em design gráfico e tem duas gatinhas a Kessy e a Ana Magali. Mora em Santana de Parnaíba, mas já morou em Florianópolis, gosta de ler escritores russos e indianos, estuda inglês e deseja morar noutro lugar. Vive mudando de opinião, já foi punk, hippie, punk de novo (e fez uma tatuagem punk rock), capoeirista, nadadora, surfista quando criança achou que seria bailarina, na adolescência tirou algumas fotos como modelo, mas descobriu ser muito tímida para posar. Hoje em dia sonha em encontrar um grande amor e que dure para sempre. Ama viajar, mas não gosta de comer nas viagens porque é vegetariana e sempre desconfia da higiene dos restaurantes. Tem mania de escovar os dentes e passar filtro solar. Quando tem um tempo livre escreve para o blog, sempre imaginou que seus principais leitores seriam os seus amigos, mas hoje em dia recebe gente que nunca pensou que conheceria.
Esse post foi publicado em Brasil, Fácil, Lacto-Vegetariana, Torta Salgada, Tortas e Bolos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Torta de Liquidificador sem Ovos

  1. Beatriz disse:

    Oi! Achei a torna ótima. Estava em ovo em casa e procurando um jeito de fazer uma torta sem esse ingrediente. Mas fiz algumas alterações: tive que colocar um pouco mais de leite, porque a massa ficou muito grossa com a medida exata que está na sua receita; não coloquei azeitona, porque não tinha também, mas coloquei atum, misturando junto aos outros ingredientes do recheio; troquei o alho poró por cebola e alho (como você tinha sugerido). O resultado é que, apesar das mudanças, a massa ficou ótima, super leve. Adorei!

    • Beatriz disse:

      Sei que a proposta do seu blog é compartilhar receitas vegetarianas e eu acabei violentando a idéia colocando o atum. Mas… enfim, você me ajudou a pensar numa massa que não precisa de ovo e mesmo assim fica bastante macia. Obrigada! E espero que não fique ofendida com a apropriação de sua idéia para fazer uma torna não-vegetariana. De todo modo, não sou a maior das carnívoras e muitas vezes gosto de comidas de origem simplesmente vegetal. Vou ficar de olho nas suas receitas, que me pareceram muito criativas e gostosas! Abração.

  2. Logando disse:

    Deu certo msm, massa leve. Fiz com escarola. Valeu!

  3. amanda disse:

    eu simplesmente adorei t conhecer e essa sua torta que salvou o natal ak em casa pois minha vó nao come ovo entao fico muito grata e vou ficar sempre de olho no seu blog fique bem bjs

  4. giovana disse:

    eu ainda nao fiz mais gostaria de saber se posso fazer com outro recheio?? por favor se puder me responda agora :)

  5. Gelza Rebouças disse:

    Adorei esta receita, pois minha filha queria fazer uma torta salgada de frango às 21 :30 e quando foi fazer notou que não tinha ovos em casa, mandei ela fazer esta receita, só acrescentei queijo parmesão ralado ficou uma delicia.
    Obrigada.

  6. luanna disse:

    Posso fazer sem bicarbonato?

  7. Luana Gomes Moanez disse:

    Eu vou fazer hoje para o jantar, espero que eu tenha a mesma mão boa pra preparar que as amigas dos comentários acima (rsrsrs).
    Se der tudo certo volto a comentar.
    Parabéns pelo blog, e muito obrigada pela receita.

    Abraços!

  8. Luana Priscila Baumgardt disse:

    só uma porguntinha…qual o ponto da massa…pode ficar mais molinha ou mais durinha o que é melhor?
    obrigada! :D
    adorei a sua massa…muito facil de fazer tomara que eu consiga fazer…

  9. Carla disse:

    o que posso colocar no lugar do bicarbonato??

  10. Vanessa Bueno disse:

    Adorei a receita!!! Já tinha feito o recheio, quando eu vi… Não tinha ovos na geladeira! Vamos ver o resultado, tomara que fique boa, como a das colegas!

  11. Mônica disse:

    Coloquei as medidas que estão na receita e a massa ficou mais firminha :-/,porque será.
    Ainda não tirei do forno espero que fique boa,volta pra contar. :-*

  12. Mônica disse:

    Humm!!Impressionada,foi a primeira torta que fiz na vida kkk….
    E ficou ótima,obgd pela receita…bjks

  13. Fran Schneider disse:

    adorei a receita. Parabéns. Mas como eu não tinha em casa nem o palmito e nem as azeitonas, adaptei. Substitui por um molho de carne moída que eu tinha congelado. Ficou dos deuses…rrsrs.. Muito obrigada.

  14. Andrea Nicolini disse:

    Sensacional! Eu sou péssima na cozinha mas a minha torta ficou sensacional. Obrigada e parabéns por compartilhar essa receita, Debora.
    Também sou lacto-vegetariana (há muito anos) e essa massa vai me ajudar muito. ;) O marido tb gostou! Eu não refoguei o recheio: cenoura ralada, cebola ralada, ricota e tomate. O tablete de legumes eu bati junto com a massa. Abraços, Andréa.

Deixe um comentário

